“Ele era um showman” – Um adeus à um gênio

Publicado: 06/11/2011 em Uncategorized
Steve Jobs | 1955 - 2010

Steve Jobs | 1955 - 2010

“Não se contente!

Você tem que encontrar o que você gosta. E isso é verdade tanto para o seu trabalho quanto para seus companheiros. Seu trabalho vai ocupar uma grande parte da sua vida, e a única maneira de estar verdadeiramente satisfeito é fazendo aquilo que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um ótimo trabalho é fazendo o que você ama fazer. Se você ainda não encontrou, continue procurando. Não se contente. Assim como com as coisas do coração, você saberá quando encontrar. E, como qualquer ótimo relacionamento, fica melhor e melhor com o passar dos anos. Então continue procurando e você vai encontrar. Não se contente.”
Steve Jobs
Steven Paul Jobs, nascido em São Francisco, estado da Califórnia, em 24 de Fevereiro de 1955, foi um criador, empresário e magnata americano no ramo da informática. Virou ícone como co-fundador, presidente e diretor executivo da Apple Inc. Foi também diretor executivo da empresa de animação por computação gráfica Pixar Inc. e acionista físico (individual) máximo da The Wall Disney Company.
Ao lado de seu amigo, Steve Wozniak, Jobs veio a fundar a Apple Corporation em 1976 com o lançamento do Apple I e logo em seguida, o lançamento do Apple. Apple então ganhou fama, por conta de seus computadores ‘criativos’ e simples, respeitada pela sua ousadia. E então, em 1979, veio a idéia do projeto que revolucionaria tudo em temas de software e hardware. O projeto é nada mais que isso que você está sentado na frente, computadores com interface gráfica (Você veria imagens na tela, tudo seria desenhado bonitinho, não seria apenas uma tela igual à de boot, com textos, parecidos com o Prompt de Comando) com ícones, atalhos, menus (Esse conjunto se chama GUI), e o mais revolucionario de tudo, tudo seria acionado por um mouse, logo, foi criado o ponteiro na tela. Apesar de hoje em dia, os computadores mais usados em toda terra ser os Windows, foi Jobs quem criou tudo que ‘você usa’, nesse caso sim podemos dizer: “O resto é tudo cópia!”, a unica diferença é que Jobs não ficou licenciando o Mac pra outros computadores, apenas computadores que carregam o logo da maçã teria o OS da maçã. Por isso que o Windows é o mais usado, em seus computadores e notebooks,  a Positivo usa Windows, a CCE usa Windows, a Sony usa Windows, a HP usa Windows, a Dell e eu poderia citar mais e mais empresas aqui, porque todo mundo usa Windows, por isso essa massificação do Windows mas, o grande cabeça por tras de tudo é esse cara da foto acima.
A idéia do mouse foi engraçada, eu assiste o filme “Piratas do Vale do Silício” (Altamente recomendado, tem até umas cenas numa ‘comunidade hippie’, a esposa de Jobs era hippie), quando Jobs criou o mouse, ele queria licenciar o que havia inventado, então, ele foi logo a antiga Xerox Corporation (Antiga? Será que isso ainda ‘ecxiste’? xD) que recusou, “O que poderia ser feito com um ‘rato’?”, e depois mostraram a cara de quem havia rejeitado o projeto. Essa é uma cena bem engraçada.
Em 1985, Jobs foi forçado a largar aquilo que ele criou, a Apple Corp., simplemente porque ele era doido, só vendo o filme pra saber, ele dividiu a empresa em dois, e isso gerava constantes brigas dentro do próprio prédio da Apple, a empresa foi dividida em Apple I e Apple II, e todo santo dia tinha uma bagunça lá dentro. Mas ele não largou o ramo e fundou a empresa NeXT, e, mesmo com pouco tempo, já tinha dinheiro suficiente pra comprar a Pixar, anos mais tarde a Pixar sob o comando de Jobs criou o primeiro filme de animação gráfica infantil animado totalmente feito por computador, Toy Story. No dia 24 de Janeiro de 2006 a Walt Disney Company adquiriu a Pixar por 7,4 bilhões de dólares. A Disney/Pixar é atualmente  o maior estúdio de filmes animados do mundo.
Jobs foi com certeza uma grande influência no mundo da informática e com certeza fará falta, mesmo com suas gafes, sua feia mania de copiar uma porção de coisas, mas também ter uma mente de gênio, com certeza fará falta.
Espero que tenham gostado do post, pessoal!
Vá em paz, Jobs.
Abraços, pessoas!
DanielRibeiro’
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s