Segurança no seu smartphone!

Publicado: 22/06/2012 em Uncategorized

Boa noite, meus queridos, e não esquecidos, leitores!

É, sei que passei muito tempo longe, é a falta do que postar, melhor dizendo, é a falta de tempo para postar qualquer coisa mas vamos ao que importa.

Infelizmente, esses dias, quinta-feira passada, para ser mais exato, levaram o meu aparelho celular novinho, não tinha nem um mês ele, um Samsung Galaxy Ace, com AndroID e outras coisitas a mais. Bem, quem carrega um AndroID, muitas vezes não sabe o que carrega… Vejamos o porque.

Você sabia que, mesmo depois de ser assaltado, ou mesmo que não seja um assalto, mesmo que você perca o seu aparelho celular, você consegue recuperá-lo (Ou achá-lo)? (Se não trocarem o IMEI, se continuarem a usar o aparelho mesmo que com outro chip e se conectarem a internet, SIM! Você pode localizar seu celular, e também existem outras maneiras de se conseguir localizar, mesmo que o aparelho não esteja conectado a internet, bastando apenas estar ligado)

Mas primeiro de tudo, vai algumas dicas ao comprar o seu querido, desejado e magnifico AndroID:

– CRIAR A SUA CONTA COM O GOOGLE PLAY! CAPTOU? É com ela que você vai instalar o seu app caso não esteja nada previamente instalado, é com ela que você recebe as fotos por e-mail de onde se encontra o seu aparelho, alguns aplicativos ainda batem fotos com a câmera do próprio aparelho e enviam para você tentar reconhecer o local (O problema é se ele estiver virado com a câmera para baixo, xD Ou então, se ele possuir câmera frontal e traseira, tá feito!)
– Ativar os recursos de localização remota
– [Apenas para Samsung] Se o seu aparelho for um Samsung, criar a conta Samsung também, você poderá utilizar gratuitamente o serviço Samsung Dive, criado especialmente para casos de perca do aparelho, roubo, entre outros.

Inicialmente, postarei, claro, sobre o caso que mais ocorre, aqueles que são assaltados e não tem nenhum programa de proteção do aparelho.

Eu tinha o avast! no meu aparelho celular, mas, a besta não configurou o assistente de localização remota (Do app, do aparelho já estava tudo OK). (Que raiva! :@)

Fabricante do aparelho

Assim como os carros com seus chassis, todo aparelho celular tem um número de localização que sempre diferencia um do outro. Esses números são chamados IMEI. Essa etapa é simples, ligue para fabricante, informe o ocorrido e eles tentarão localizar o aparelho pelo IMEI, mas, sendo sincero, eu não sei se é capaz de se localizar apenas com o IMEI, você pegar o aparelho e digitar *#06# e descobrir o IMEI e comparar com o da caixa do seu aparelho é mole, agora o problema é localizar pelo IMEI bastando o aparelho estar ligado. Quando liguei pra Samsung, a mulherzinha ignorante que me atendeu disse que só com o aparelho conectado à internet.

Lookout Plan B

Você estava andando tarde da noite na rua, com o celular numa das mãos discutindo com a namorada, na outra, você carrega aquele seu violão que você tanto gosta… Quando sua namorada desliga e você fica com cara de bunda, menos de 5 segundos depois, dois cornos, v*ados, dentre outras qualidades, te abordam numa Honda Biz (NA BOOAAAAAAAAAAAAAAA!!! HONDA BIZ, VÉI?!) e falam pra você não gritar, simulam puxar uma arma e pegam o seu celular com AndroID tão desejado e seu violão amado. Claro, sua cara de bunda piora, eles vão embora seguindo uma direção e então você pega o caminho contrário para chegar em casa. Chegando em casa, você começa a pensar na namorada que não pode mais falar (Mesmo que ela tenha brigado com você), no violão que se foi, no celular que você nem pagou a primeira prestação e começa a chorar, não pelo assalto, mas pelo seu celular. Tá, a situação não vai ser a mesma pra todos mas essa foi a minha, aff’ Se eu estivesse com o PSP e o celular na rua, eles tivessem levado só o PSP, teria sido numa boa, tenho o PSP a um pouco mais de um ano e nem mexo direito, apenas para ouvir minhas músicas, mas eles levaram MEU ANDROID! Será que eles sabem quanto tempo levou para convencer minha mãe a me dar sem eu precisar pagar nada?! Enfim, sem casos pessoais…

Ao invés de chegar em casa E CHORAR, abram o Google Play e procurem por Lookout Plan B, seja lá qual for seu número, qual for seu chip ou seja lá o que for, assim que você mandar a ordem de instalação, assim que o seu celular for ligado e conectado a internet, o seu aparelho instalará o app, nem tão silenciosamente assim, como diz a descrição do aparelho, aparecerá na barra de notificações que o aparelho estará sendo instalado, acho que ainda pedem confirmação, não me recordo bem, sei que fiz o procedimento no AndroID da minha mãe e foi mais ou menos isso, mas, depois de ter instalado, ele localizará o aparelho, independente se o chip foi trocado, se o chip continua o mesmo, o que não pode ser modificado é o IMEI. Mas enfim, será localizado e será enviado a sua conta do Gmail que você utiliza no Google Play (Entenderam a finalidade da conta? Se você tem uma conta no Google Play, COM CERTEZA, você tem uma conta de e-mail com o Gmail, sendo assim, essa conta de e-mail sempre estará vinculada com a sua do Google Play, sendo assim, quando você logar com no Google Play com sua conta de e-mail pela internet através do seu desktop, ele saberá de qual aparelho se trata porque sua conta foi criada pelo aparelho e sempre ficará logada a partir desse aparelho, SENDO ASSIM, você receberá no seu e-mail localização DO SEU APARELHO.)

O problema é depois que você localizar a primeira vez; veja porque: Ladrões são ladrões, eles podem não ser Einstein’s mas não são tão burros quanto parecem, sendo assim, eles, no mínimo, jogarão seu chip fora, ÉÉÉÉ filhão, foi-se embora a chance de localizar pela operadora, e para você localizar novamente com o Plan B, você precisaria enviar uma mensagem de qualquer outro aparelho pro teu chip e então, ele iniciaria todo processo de localização novamente, MAS, como o aparelho está sem chip ou com chip diferente (Que você não sabe o número, né?) como você vai começar toda a operação?! Pois é, sei também não. E então, se a policia não for nesse local que você localizou, ou for, e o quadrante que o Google Maps te apresentar não existir, como aconteceu comigo, esqueça, se você tiver um PSP, venda-o, junte mais um dinheiro e entre no site BoaDica e compre outro, estou de olho no P970 da LG, na loja custa 1099. MAS, se o seu celular for um Samsung, ainda temos algo ao qual recorrer. Depois explico. 😉

Outros app’s:

OK, eu não testei nenhum outro app, claro, eu não tenho aparelho para fazer os testes. Mas existe uma porção de app’s que você instala antes mesmo ocorrer o assalto ou a perda do aparelho, tais quais Where my Droid, SeekDroid (Esse é meu preferido, nunca testei mas o escudo deles é um AndroIDezinho vestido de James Bond *-*).

Não me atreverei a escrever sobre esses app’s porque eu não utilizei nenhum, apesar de todos parecerem ser a mesma coisa, apenas escreverei aqui coisas que poderiam te ajudar a localizar o AndroID, como por exemplo:

– Há app’s que você pode controlar seu aparelho por SMS partido de qualquer celular. Você pode simplesmente mandar o comando de ativar a internet, caçar qualquer sinal wi-fi ou então, conectar-se a internet pela sua operadora (O chip terá de possuir créditos) e ativar o GPS e então, usar os programas de localização. AndroID Lost é um aplicativo que funciona dessa forma aí. O contra desses aplicativos é que: Se seu chip for modificado, você perde o controle remoto a ele.

– O mais recomendado é, antes de sair feito um louco com seu AndroID pela rua é: Instalar o aplicativo anti-vírus, geralmente, esses aplicativos possuem um outro app dentro dele anti-ladrões, eu desconhecia o poder que o avast! possuía, mas QUE IDIOTA! O avast! tem aplicativozinho dentro dele que se o seu chip for modificado, você recebe notificações (Dessa vez não no seu e-mail do Google, mas em um outro número de celular que foi cadastrado previamente por você ao configurar o aplicativo) de quando o chip foi modificado, e qual o novo chip está sendo usado. Está aí, de boca aberta? Pois é, parceiro, eu também. avast!, Lookout, AVG, Norton são exemplos de aplicativos anti-vírus, o Norton tem a localização remota apenas na versão paga.

Eu sei que você, louco, instala uma porção de aplicativos no seu aparelho, então, por que não tomar conta dele desde agora? Que tal se colocar na minha situação e criar planos de recuperação do aparelho, você pode apresentar endereços a policia de onde você achou o aparelho e então eles irão no local fazer o resgate e prender o sujeito. Por mais que ele tenha vendido o seu aparelho, receptação agora é crime, por mais que outra pessoa compre seu aparelho roubado, você leva em cana duas pessoas.

Samsung Dive

Este aqui não é um aplicativo que você necessite instalar no seu AndroID, é um sistema de rastreamento criado pela Samsung para você localizar o seu aparelho. Aí então é que entra a sua conta Samsung, com ela criada, o aparelho terá vinculo a sua conta e quando você entrar no site e logar, ele saberá qual é o seu aparelho e quando o chip dele for modificado, ele saberá também, só não te passará o novo número do chip, ¬¬ O mais importante ele não faz, mas tudo bem, vamos ao passo-a-passo.

Com sua conta Samsung criada no seu aparelho, entre no site http://www.samsungdive.com/ e faça login com sua conta lá, você poderá bloquear o aparelho, localizá-lo, fazer ele tocar no volume mais alto, independente de configuração de som ou se estiver apenas no silencioso, ele gritará feito louco pra você localizá-lo caso você tenha perdido e ele esteja por perto. E também tem a opção de apagar todos os arquivos, TODOS MESMO, mas fazendo isso, diga adeus ao SamsungDive, pois ele apagará tudo no celular e ainda suas contas e vínculos serão todas jogadas ao lixo, bem, você não quer isso, né? Ou seja, não execute essa função, a não ser que você ache que não tem mais jeito de localizar seu aparelho e não quer que ninguém fique vendo seus arquivos, suas contas abertas, seu e-mail cadastrado dentre outras coisas.

Espero ter ajudado, e vamos cuidar de nossos aparelhos! Boa noite, pessoal!

DanielRibeiro’

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s